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Fwd: A MEDIUNIDADE NA INFÂNCIA (2 TEXTOS)



A MEDIUNIDADE NA INFÂNCIA (2 TEXTOS)
 
As crianças e o além
 
Camilo Vannuchi e Celina Côrtes
 
Relatos de comunicação com espíritos revelam que a mediunidade é comum na infância.
 
E os pais precisam aprender a lidar com a situação
 
Diana embalava o filho em frente a uma parede repleta de fotos na casa de sua mãe,em Brasília. Uma delas, envelhecida pelo tempo, chamou a atenção do pequeno Roberto, então com pouco mais de um ano. O garoto apontou a jovem que aparecia no retrato:
 
"Vovó."
 
A mãe achou estranho.
 
"Sim, esta era a minha avó, sua bisa", explicou.
 
E perguntou como ele adivinhara, já que ninguém havia mostrado aquela imagem ao menino. Roberto apenas tocou o colo da moça no retrato.
 
"Dodói", disse.
 
Na foto, nenhum machucado aparente.
 
O assombro tomou conta da sala quando Liana se recordou que a avó, já idosa, faleceu em decorrência de um câncer de mama.
 
"Meu filho sabia daquilo sem que ninguém tivesse lhe contado", resume o pai, Ricardo Movits.
 
Ninguém deste mundo, é bom ressaltar.
 
Antes de tachar a história do menino Roberto de mentira, fantasia ou maluquice, vale lembrar que Chico Xavier, o maior médium brasileiro, teve sua primeira experiência mediúnica aos cinco anos, quando sua mãe faleceu e, em espírito, passou a visitá-lo. Roberto, hoje com quatro anos, também diz receber a visita de parentes falecidos. E de modo assíduo.
 
Contou que a avó freqUenta sua casa para lhe ensinar coisas sobre a vida e a morte.
 
"Ela disse que as pessoas que morrem viram anjinhos e depois voltam a ser bebês", afirma.
 
Em outra ocasião, Roberto surpreendeu o pai ao comentar que o avô havia morrido porque fumava demais.
 
"Entrou muita fumaça no peito dele", completou.
 
Essas supostas habilidades do menino poderiam ser explicadas por meio da mediunidade. Estudada por religiosos, psiquiatras e até neurologistas, a mediunidade é a capacidade de ver e ouvir espíritos ou realizar fenômenos paranormais – como incorporação e clarividência – por intermédio de agentes externos. Ou seja, de entidades espirituais que utilizam o corpo do médium como veículo para se manifestar.
 
Relatos desse tipo são cada vez mais comuns. Mesmo nos consultórios. A psicologia e a medicina, no entanto, buscam outras formas de justificar esses fenômenos. Se a criança parece possuída por uma entidade sobrenatural, por exemplo, é feito diagnóstico de transtorno de personalidade ou estado de transe e possessão, cujo tratamento alia psicoterapia e medicamentos.
 
A comunicação com amigos invisíveis aos olhos dos pais costuma ser encarada como mera fantasia.
 
"Há momentos em que a ilusão predomina e a criança transforma em real o que é apenas o seu desejo inconsciente", considera a psicanalista Ana Maria Sigal, coordenadora do grupo de trabalho em psicanálise com crianças do Instituto Sedes Sapientiae.
 
"Ao brincar com um amigo imaginário, ela nega a solidão e cria um espaço no qual é dona e senhora. Já falar com parentes falecidos é uma forma de negar uma realidade dolorosa e se sentir onipotente, capaz de reverter a morte", acrescenta Ana Maria.
 
A interpretação é a mesma da maioria dos pediatras. Presidente do Instituto da Família, que estuda as relações familiares, o médico Leonardo Posternak afirma que esse tipo de fantasia permite à garotada chamar atenção. Segundo ele, as crianças percebem se os pais demonstram admiração por seu suposto dom. Ou se aproveitam do carinho especial recebido quando os pais desconfiam que o filho tem algum distúrbio psíquico.
 
Mas e quando surgem fatos capazes de assombrar os mais céticos, como o pequeno subitamente falar outra língua?
 
"É importante que sejamos humildes para admitir que muita coisa ainda escapa à medicina cartesiana.
 
Em vez de dizer aos pais que o filho não tem nada ou que os sintomas vão passar, seria mais honesto dizer que a medicina vigente não é capaz de diagnosticar o que se passa com ele", afirma Posternak.
 
O presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Pediatria Infantil, César de Moraes, lembra que o estado de transe e possessão, embora citado no Código Internacional de Doenças, ainda não foi esclarecido.
 
"Pode resultar de alguma desordem física ou mental ou, de fato, ser obra do sobrenatural", sugere.
 
No vácuo deixado pela medicina, avançam cada vez mais as explicações alternativas que conciliam ciência e transcendência. Se uma criança descreve e dá nome a um amigo imaginário e a família descobre, ao investigar, que a descrição corresponde à de uma pessoa de verdade, que habitou a casa no passado, a linha entre ficção e realidade desaparece.
 
É o que assegura Reginaldo Hiraoka, coordenador do curso de parapsicologia das Faculdades Integradas "Espírita", a única do gênero no Brasil, em Curitiba.
 
"O mesmo ocorre quando crianças afirmam se lembrar de vidas passadas e citam episódios verídicos sem jamais terem ouvido algo a respeito", acrescenta.
 
Para estudiosos da parapsicologia, há uma alta frequência de relatos sobrenaturais na infância devido ao fato de a mediunidade, inata a todas as pessoas, ainda não ter sido reprimida nessa fase.
 
"Crianças com menos de sete anos não vêem nada de anormal nessas experiências", afirma a psicóloga infantil Athena A. Drewes, consultora da Parapsychology Foundation, com sede em Nova York.
 
"Elas as aceitam até que outras pessoas comecem a reagir negativamente a seus relatos. O bloqueio ocorre ao entrarem na escola e descobrirem que nem todos vivem as mesmas experiências."
 
Mas nem sempre a convivência com o sobrenatural é tranqüila. Às vezes, os amiguinhos imaginários são substituídos por monstros que atrapalham o sono dos pequenos e os tornam arredios, agressivos ou profundamente tímidos.
 
Como no filme Sexto sentido, de Night Shyamalan, crianças se dizem assombradas por imagens de espíritos que vagam com ferimentos ou fraturas expostas, exatamente como estavam quando morreram.
 
Segundo a doutrina espírita, isso acontece quando os espíritos desencarnados não conseguem se desprender do plano físico, seja por não terem se dado conta da morte, seja por não a aceitarem. Também é possível que um espírito persiga uma criança por ter sido ligado a ela em uma vida pregressa.
 
"Imagine se seu bebê foi uma pessoa má na encarnação anterior e prejudicou alguém que, agora, se sente no direito de atrapalhar seu caminho", cogita a autora do livro Mediunidade em crianças, Agnes Henriques Leal.
 
Conforme a tese espírita, é possível que esse filho sofra horrores com a influência de seres assustadores.
 
Nessas horas, de acordo com o espiritismo, a criança deve ser encaminhada a tratamento com passes para dispersar energias negativas.
 
Os espíritas podem ainda trazer a entidade a uma reunião no centro – por intermédio de um médium – para tentar demovê-la da perseguição.
 
Leituras diárias do Evangelho também ajudariam. "Se os pais não participarem do processo de cura, nada será atingido. Para tanto, deverão conhecer a doutrina e se dispor a estabelecer, no lar, um clima vibratório de harmonia e paz", ensina o médium paraense Nazareno Tourinho, autor de Experiências mediúnicas com crianças e adolescentes.
 
Ele ressalta, no entanto, que nenhum auxílio científico deve ser desprezado.
 
"Primeiro, deve-se procurar um profissional de saúde. Se o resultado não for satisfatório, resta buscar ajuda de espíritas competentes", orienta.
 
Outra opção é consultar um especialista que seja ao mesmo tempo médico e religioso. Há muitos psiquiatras adeptos do espiritismo que atendem crianças e adultos atormentados por fenômenos inexplicáveis.
 
Um deles é Sérgio Felipe de Oliveira, diretor da Associação Médico-Espírita de São Paulo e autor da tese de que a mediunidade nada mais é do que uma atividade sensorial – como a visão e o olfato – capaz de captar estímulos do mundo extrafísico.
 
O órgão responsável pela mediunidade, diz Oliveira, é a glândula pineal, localizada no cérebro, que controla também o ritmo de crescimento e, na adolescência, avisa a hora de dar início à liberação dos hormônios sexuais. Descrita por Descartes como a sede da alma em 1641, a pineal tem sido pesquisada há séculos, e, desde a década de 1980, é comprovada sua capacidade de converter ondas eletromagnéticas em estímulos neuroquímicos.
 
Para confirmar sua tese, Oliveira realizou diversos exames neurológicos (como tomografia e eletroencefalograma) em pacientes em transe.
 
"Verificamos a atividade na pineal durante esses momentos. Ela é uma espécie de antena que capta estímulos da alma de outras pessoas, vivas ou mortas, como se fosse um olho sensível à energia eletromagnética", diz.
 
Mesmo que não veja ou ouça espíritos desencarnados, é a mediunidade que faz com que uma criança seja capaz de sentir se um ambiente está carregado e a faz chorar quando um estranho com energias ruins a pega no colo.
 
Em sua clínica, Oliveira não descarta o uso de medicamentos, mas não tem dúvida dos benefícios da atividade espiritual, prescrita por ele como terapia complementar. Oliveira diz que, antes de se afirmar que uma criança está sob influência de um espírito, é preciso descartar as hipóteses de fantasia e de distúrbios psíquicos.
 
A primeira etapa é entrevistar o paciente em busca de elementos que não poderiam ser ditos por ele.
 
"É difícil diagnosticar como fantasiosa uma criança de três anos que se põe a analisar quadros de Botticelli ou a conversar em francês sem nunca ter estudado o idioma", exemplifica.
 
Finalmente, exames neurológicos são feitos para se verificar se a atividade no cérebro é equivalente à registrada em convulsões ou surtos de epilepsia. Normalmente, a reação é outra.
 
Médicos adeptos do espiritismo afirmam que a infância é o período em que a ação da glândula pineal está no auge, embora a criança não tenha o arcabouço intelectual necessário para interpretar os estímulos de forma consciente. Com o desenvolvimento completo do cérebro, a mediunidade seria sublimada na maioria das pessoas.
 
Ou voltaria ainda mais forte naqueles que aprenderam a exercitá-la. No Livro dos médiuns, Allan Kardec, codificador da doutrina, avisa que a mediunidade não deve ser estimulada em crianças, o que pode ser perigoso, já que os organismos delicados das crianças sofreriam grandes abalos.
 
"É de se desejar que uma criança dotada de faculdade mediúnica não a exercite, senão sob a vigilância de pessoas experientes", escreveu.
 
Por esse motivo, em geral os pais são orientados a não incentivar os filhos a exercê-la.
 
"Muitas crianças sentem dor porque o corpo não está preparado para receber esse impacto", diz a psicóloga Inês Ignácio, do Centro Espírita Francisco de Assis, no Rio de Janeiro.
 
Em outras religiões espiritualistas, como candomblé e umbanda, a presença de crianças nos rituais costuma ser permitida.
 
Muitos templos oferecem acompanhamento adulto para a iniciação.
 
"É preciso frequentar o centro como se fosse uma escola", alerta Aguinaldo Cravo, adepto do candomblé e babalorixá na Casa de Caridade Cabana de Oxossi, no Rio de Janeiro.
 
Crianças também exercem sua religiosidade nas giras de umbanda do Templo Cacique Pai Pena Branca, em São Paulo.
 
"Algumas já têm um canal de vidência elevado, enquanto outras só vêem vultos e precisam desenvolver seu dom", diz a ialorixá Mãe Norma de Iansã, que oferece aos domingos um curso de mediunidade aberto às novas gerações. Delas surgirá, quem sabe, um novo Chico Xavier.
 
 
 
 


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Mediunidade na infância
Suely C. Schubert
 
"Em que idade se pode ocupar, sem inconveniente, de mediunidade?
 
- Não há idade precisa, tudo dependendo inteiramente do desenvolvimento físico e, ainda mais do desenvolvimento moral. Há crianças de doze anos a quem tal coisa afetará menos do que a algumas pessoas já feitas. Falo da mediunidade em geral; porém a de efeitos físicos é mais fatigante para o corpo; a da escrita tem outro inconveniente, derivado da inexperiência da criança, dado o caso de ela querer entregar-se a sós ao exercício da sua faculdade e fazer disso um brinquedo." Allan Kardec "O Livro dos Médiuns" - Capítulo XVIII, item 221 - questão 8.
 
Não há uma idade determinada ou que seja melhor para a eclosão da mediunidade. Ela pode manifestar-se em crianças, adolescentes, em pessoas adultas ou com mais idade. Entretanto, é mais difícil que a faculdade se apresente em indivíduos idosos pelas próprias e naturais limitações orgânicas e psíquicas.
 
Inicialmente, mencionaremos nesta abordagem o aparecimento da mediunidade espontânea e sem qualquer sofrimento para a criança.
 
Na fase infantil, o desabrochar da mediunidade é, quase sempre, tão natural quanto outros tipos de aprendizagem que vão acontecendo em todas as etapas do desenvolvimento da criança, visto terem estas relativa facilidade de perceber a presença dos espíritos e com eles manter um convívio fácil e espontâneo.
 
Por que isso ocorre com tal naturalidade? O Espiritismo nos esclarece que o processo reencarnatório prolonga-se até os sete anos de idade. Nesses primeiros anos de vida física o espírito, na fase infantil, mantém vínculos bastante estreitos e mais ou menos intensos com o mundo espiritual, a sua pátria de origem. A presença de espíritos amigos, do seu espírito protetor é mais próxima, no intuito de sustentá-lo nesse recomeço. Pode-se inferir também que durante o sono, o espírito que está envergando a nova forma física esteja mais constantemente em contato com o plano espiritual de onde procede.
 
Entende-se, por via de consequência, que as companhias espirituais do recém-reencarnado dependem de suas ligações com espíritos dos mais diversos patamares evolutivos. Conforme vimos páginas atrás, mesmo no caso em que o reencarnante mantenha laços de afinidade com espíritos inferiores, isto não descarta a presença, ainda que um pouco mais distanciada, do seu espírito protetor, o denominado anjo-de-guarda. É importante relembrar que toda reencarnação visa ao progresso do espírito, pois ninguém renasce para regredir. Tais vínculos, todavia, vão se enfraquecendo quanto mais transcorrem os anos. A partir do sétimo ano de vida terrena, o espírito gradualmente se torna mais consciente de suas potencialidades e, na adolescência, "o Espírito retoma a natureza que lhe é própria e se mostra qual era." (questão 385 de "O Livro dos Espíritos")
 
Em geral, pode-se dizer que a criança apresenta indícios de mediunidade quando começa a mencionar a presença, no lar, de pessoas que ninguém percebe, a não ser ela própria. Bastante comum é a presença do amiguinho invisível com o qual conversa e brinca. Às vezes diz estar vendo pessoas idosas, e alguns pais apresentam fotos de familiares desencarnados entre os quais a criança identifica um em particular que, para surpresa da família, vem a ser o avô ou avó ou outro parente qualquer.
 
No livro "O mundo da criança", as autoras abordam essa questão do amiguinho invisível, mencionando que "cerca de 15 a 30% das crianças, entre 3 a 10 anos têm companheiros imaginários. Eles surgem na vida da criança depois de 2 anos e meio de idade e saem quando a criança vai para a escola. A pessoa imaginária parece real para a criança que fala e brinca com ela. "(Diane, E. Papalia, O mundo da criança)
 
Para a Psicologia, este é um fato natural, fruto da imaginação infantil, que "cria" um amigo para brincar e lhe fazer companhia. Geralmente, são crianças que se sentem sozinhas, seja porque os pais trabalham fora, seja por carência afetiva, por não receberem atenção e carinho dos pais.
 
Arthur Jersild, por sua vez, explica, em seu livro "Psicologia da criança", que, "quando um garoto brinca abertamente com um companheiro e lida claramente por certo período de tempo, com uma criatura de características estáveis e nome definido, pouca dúvida há de que ele possui um companheiro imaginário. "
 
E acrescenta:
 
"Os companheiros imaginários, juntamente com outras criações da imaginação, aparecem nas crianças com uma ampla variedade de traços de personalidade. Não podemos supor que a existência de um companheiro imaginário seja, em si mesma sinal de uma tendência quer sadia, quer doentia, no desenvolvimento da criança". (Arthur T. Jersild, Psicologia da criança)
 
Mas nem sempre a reação da família é tranquila diante deste tipo de acontecimento. Muitos pais, por falta de informação, ficam preocupados, aflitos, supondo que o filho ou a filha sejam portadores de algum distúrbio psiquiátrico. Inúmeros, porém, são os casos de mediunidade na infância e somente a Doutrina Espírita lança luz sobre esta ocorrência na vida da criança. Nem todas as crianças, porém, constatam a existência de um amiguinho ou amiguinha invisíveis. Isto acontece com aquelas que apresentam uma certa predisposição mediúnica. Todavia, somente em algumas destas é que a mediunidade irá eclodir mais adiante em suas vidas.
 
Vamos levantar agora a cortina que encobre alguns desses casos, a fim de contribuirmos para o esclarecimento daqueles que nos lêem e que possam estar vivenciando uma experiência semelhante.
 
No ano de 1849, dia 20 de novembro, nasceu em Londres uma menina que recebeu o nome de Elisabeth. Seus pais, Jane e George P., este capitão de um navio, obrigado por sua profissão a constantes viagens.
 
Desde muito pequena, Elisabeth d'Esperance, como seria conhecida, começou a ter visões no casarão onde morava. As "pessoas" estavam em toda parte, nos grandes quartos vazios, e circulavam como se ali morassem. Sua mãe era portadora de uma doença que a obrigava a permanecer por dias e dias no leito e as criadas davam-lhe pouca atenção. Por mencionar a presença dessas "pessoas", passou a ser considerada uma menina esquisita, estranha e, como os fatos de vidência se tornassem mais comuns, chegou a ser castigada, até que um dia sua mãe, suspeitando de sua sanidade mental, requisitou a presença de um médico para examinar a filha.
 
O médico ouviu atentamente o relato da menina e lhe disse que tais coisas só aconteciam com pessoas loucas. Isto lhe causou um medo muito grande, julgando que poderia realmente ser louca.
 
Escrevendo, mais tarde, sobre sua infância, Elisabeth teve ocasião de registrar a constante presença do fantasma de uma velha senhora, que via com tal nitidez, que pode desenhar-lhe a fisionomia, conforme consta de seu livro "Shadow Land" ("No País das Sombras". A senhora em questão surgia com um vestido preto, tendo um xale de renda branca sobre os ombros, amarrado à altura do peito e uma touca branca que escondia parte dos cabelos grisalhos. Ela permanecia sempre num certo quarto e Elisabeth a denominava de "My shadow lady".
 
Aos quatorze anos, chegou à conclusão que tudo aquilo era obra de Satanás e, diante das visões, punha-se de joelhos a rezar. Tão grande foi a angústia, que ficou muito abatida, magra e pálida. O pai, ao retornar de uma de suas viagens, preocupou-se, vendo o seu estado e resolveu que a filha necessitava de ares novos, levando-a então a uma viagem ao Mediterrâneo.
 
A viagem trouxe grande alegria a Elisabeth: tudo era novo e belo, os fantasmas desapareceram, a saúde restabelecida e o fato de estar ao lado do pai era motivo de satisfação e de tranquilidade. Certo dia, estando no tombadilho com o tenente N ... , avistou um navio no horizonte. Comentando a respeito, para sua surpresa, o tenente disse que não via o navio. Elisabeth ficou muito aflita, pois ele vinha em direção à proa. Alarmada, começou a gritar que iriam bater e, para seu horror, o grande navio se aproximou e atravessou o deles! Com o susto, chorando apavorada, Elisabeth teve que ser recolhida ao quarto. Seu pai investigou o fato e constatou que ninguém viu o navio que ela mencionara.
 
Durante a adolescência, os fantasmas deram uma trégua e ela passou por certa tranquilidade. O tempo transcorreu e Elisabeth, já adulta, resolveu consultar uma ledora da "buena-dicha". Esta, confirmando as visões, disse-lhe: "- Teus olhos vêem coisas ocultas para os outros." Falou-lhe depois do seu casamento, que aconteceria dali a dois anos, e muitas outras coisas. Tudo o que disse se confirmou.
 
Elisabeth d'Esperance tornou-se um dos mais importantes médiuns que contribuíram para o advento do Espiritismo. Era portadora de vários tipos de mediunidade, entre os quais citamos: efeitos físicos, psicografia, vidência, materializações, transportes, pinturas mediúnicas, etc. Suas faculdades mediúnicas foram pesquisadas por eminentes estudiosos: os fenômenos obtidos por seu intermédio foram sempre comprovados, visto que a médium se destacava pela honestidade, pela ética e pelo desejo de colaborar para que esta faculdade notável que é a mediunidade se tornasse mais conhecida e aceita pelos seres humanos Elisabeth escreveu o livro acima citado, "No País das Sombras", relatando sua vida e suas experiências mediúnicas, o qual até hoje é muito apreciado e estudado no meio espírita. Ela desencarnou no dia 20 de julho de 1918.
 
A mediunidade também ocorreu cedo na vida de Divaldo Franco, notável médium e orador espírita, de renome internacional. Ele próprio relata os episódios iniciais de seu intercâmbio com o mundo dos espíritos.
 
Por volta de seus quatro ou cinco anos, já estava recebendo recados espirituais, a princípio de sua avó, Maria Senhorinha, sem ter ideia de quem era e supondo ser uma pessoa como todas as outras. Ela pediu-lhe que desse um recado a Anna - mãe de Divaldo. Obediente, o menino deu o recado, sem entender a razão da surpresa causada pela menção do nome. É que D. Anna perdera a mãe quando do seu parto, portanto nem chegara a conhecê-la e muito menos Divaldo, que nem sabia tratar-se de sua própria avó. Para que não houvesse dúvida alguma, o menino descreveu a "pessoa" com todos os detalhes, o que logo em seguida foi confirmado por uma tia, Edwiges, que disse emocionada:
 
- Anna, é mamãe!
 
Daí em diante, os fenômenos mediúnicos se tornaram constantes na vida de Divaldo. Por essa época, ele passou a ter a companhia de um menino e, juntos, passavam horas brincando. Era um indiozinho e se chamava Jaguaruçu, sendo, como se pode deduzir, invisível às demais pessoas.
 
A mesma precocidade mediúnica surgiu na vida de Chico Xavier, o maior médium psicógrafo de que se tem notícia, que, aos quatro anos, conversava com sua mãe, desencarnada.
 
Apraz-nos mencionar ainda a médium Yvonne do Amaral Pereira.
 
A mediunidade surgiu muito cedo na vida de Yvonne. Segundo depoimento feito por ela e registrado no livro "Recordações da Mediunidade", ainda na primeira infância, algumas faculdades se apresentaram, como a vidência, a audição e o desdobramento do perispírito. Aos 4 anos, já se comunicava com espíritos desencarnados, via-os e falava com eles, supondo que fossem seres humanos comuns. Entre os 14 e 16 anos, os fenômenos mediúnicos se acentuaram e o convívio com os espíritos era frequente e natural. Uma das características de sua mediunidade era a da lembrança espontânea de vidas passadas, que ela, em desdobramento, recordava como também assistia a cenas do pretérito, tendo ao seu lado espíritos amigos que a orientavam, os quais eram igualmente participantes das mesmas cenas. Tendo sido suicida em anteriores existências, necessitava guardar viva recordação dos sofrimentos decorrentes do fato de pôr termo à vida física. Yvonne cumpriu fielmente a sua missão, tendo sido por longos anos excelente médium, cuja vida foi toda dedicada à Doutrina Espírita, ao bem e à paz.
 
Nesses, exemplos citados, verificamos que a faculdade mediúnica surgida na infância se desdobrou em tarefas específicas ao longo da vida de cada um. Entretanto, na maioria dos casos, isto não acontece, visto que a faculdade como que se vai esmaecendo, apagando, com o passar dos anos. Isto quer dizer que nem todas as crianças que apresentem indícios de mediunidade terão compromissos nesta área, na idade adulta.
 
Hermínio Miranda explica com muita clareza este aspecto:
 
"Não é sempre que tais faculdades, em crianças, têm o desdobramento previsto nesta ou naquela forma de mediunidade. Como as recordações espontâneas de vidas passadas podem apagar-se, aí pelos dez anos de idade. Nem todas as pessoas dotadas de faculdades mediúnicas têm, necessariamente, tarefas especificas neste campo, ou seja, nem sempre estão programadas para o exercício ativo e pleno no intercâmbio regular entre os espíritos e as pessoas encarnadas". (Herminio C. Miranda, Nossos filhos são espíritos)
 
 
 

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