Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Oito dicas para você vencer na vida praticando a paz e a justiça no coração

Oito dicas para você vencer na vida praticando a paz e a justiça no coração



Autor: Regis Mesquita

Blog Nascer Várias Vezes -  http://www.nascervariasvezes.com/


 

1) Faça tudo bem feito.


Um mundo com justiça e paz é construído com humanos que oferecem o melhor, ou seja, fazem bem feito. A maior de todas as caridades é cumprir todos os seus compromissos com eficiência, competência, cuidado e boa vontade. Para atingir este objetivo procure estudar, aperfeiçoar e aprender com a experiência. Se você levar um parente para operar exigirá que o médico esteja bem preparado e disposto a fazer uma ótima cirurgia. O mesmo acontecerá se procurar um encanador. Portanto, não poupe esforços para também fazer tudo muito bem feito.


 

2) Você é um espírito que precisa evoluir, aprender muito e saber se defender.


As outras pessoas também são espíritos que precisam evoluir muito. O problema é que existem pessoas que não querem ou não conseguem evoluir. Estas pessoas poderão te prejudicar. Aprenda a se defender e se proteger.  Você conviverá com estas pessoas no seu dia-a-dia, fará negócios com elas, estará nos mesmos ambientes. Cada vez que praticar o bem, cada vez que for eficiente, cada vez que conquistar uma vitória estará iluminando o mundo. Porém, muitas destas pessoas se sentirão incomodadas e  poderão emanar pensamentos negativos que poderão te prejudicar. Se a maldade não tivesse força ela já estaria extinta da face da Terra. A maldade tem força e cabe a você se proteger, principalmente quando for acumulando conquistas e aprendizados.

 

 

3) O perdão é mais importante para quem perdoa do que para quem é perdoado.


O perdão é a libertação daquele que perdoa. A pessoa que não perdoa fica presa ao passado, alimentando raivas e outros sentimentos negativos. Todos seus dias ficam um pouco pior porque aqueles fatos do passado teimam em diminuir o prazer da vida. O perdão, portanto, é um ato de inteligência e bom senso. Por isto, não se iluda: quem perdoa é quem fez o esforço para mudar; o outro continua o mesmo. Livre-se dos sentimentos negativos, mas mantenha o bom senso e a precaução.

 


4) O que cresce no seu interior é o que você escolhe na vida.


Cada pessoa possui muitos interesses, mas não cabem todos eles no presente. Sempre existirão os interesses escolhidos e os que ficam adormecidos no fundo da alma. O que a pessoa escolher é o que cultivará no seu interior e é o que dará frutos bons ou ruins. A intenção, o desejo e a vontade geram pouquíssimos frutos. É a ação que faz a diferença. Na ação são superados desafios, são gerados aprendizados e desenvolvidos experiências. Na ação são reforçados vícios, cultivados sentimentos negativos, produzidos traumas e geradas maldades. Ou seja, na ação as forças do corpo, da mente e do espírito são potencializadas e concretizadas.

 

 

5) O presente possui sempre algo novo, não envelheça sua mente.

 

O presente é o começo do futuro, os primeiros sinais do que o futuro trará.

Portanto, as lições do passado sempre estão incompletas; da mesma forma que nossa evolução está incompleta.

Refletir sobre o passado, mas não ficar preso ao passado.

Usar o passado como experiência, mas sabendo que é uma experiência limitada.

Este traço de humildade e sabedoria te permitirá se sintonizar com o presente e aproveitar as oportunidades que estão no aqui e agora.

Afinal, problemas são superados no presente, com a cabeça no presente e aproveitando o que existe e é real.

A satisfação é experimentada no presente, com o que existe no presente.

A vida transcorre no presente, e se você aproveitar as oportunidades verá que um dia sempre será diferente de outro.

É assim que a vida ensina e o sábio aprende. 

Já o imaturo, por agir com imaturidade, gera confusão. 

Quem deixa de aprender com o presente não amadurece.


 

6) O tempo é precioso. Gaste-o oferecendo-se o que há de melhor.

 

Cuide de você com carinho. O maior carinho é cultivar sentimentos e pensamentos nobres.

Sentimentos e pensamentos nobres geram um profundo bem estar, pois harmonizam o seu ser.

Também energizam a mente e motivam para atingir objetivos importantes.

"Aprenda a se tratar com respeito. O primeiro passo é tirar da sua mente as "sujeiras" que são fonte de pensamentos negativos e desgastes emocionais" (A).

O tempo é só um. Você irá se ferir se gastá-lo gerando desgastes emocionais.

Usando seu tempo com o que é nobre, irá desenvolver sabedoria, satisfação e elevar sua vibração.

Todos serão beneficiados. Você se transformará numa fonte de equilíbrio, bom senso e elevadas vibrações.

 

(A)    Leia o texto: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor   http://caminhonobre.com.br/2011/03/07/mentalizacao-4/

 

 

 

7) Você é o responsável pela sua vida

 

Aceitar que é o responsável por sua vida é fundamental para ter forças para superar as dificuldades. Quem se comporta como vítima perde o foco e tende a se limitar.

 

A base da sua evolução é aproveitar as oportunidades que surgem na vida. Cada situação da vida é compostas de facilidades (aquilo que você já aprendeu/desenvolveu) e dificuldades (aquilo que falta aprender). Uma pessoa pode ser trabalhadora e impaciente, por exemplo. Enquanto sua capacidade de trabalho gera facilidades, a impaciência gera dificuldades. Em alguns momentos o efeito desta impaciência pode se tornar central na vida da pessoa – esta é a hora de focar seus esforços para desenvolver a habilidade da paciência.

A pessoa que se percebe como vítima, ao culpar os outros, perde a chance de fazer a reflexão básica: como contribuo para o que está acontecendo? Que qualidade ou habilidade posso desenvolver para superar mais facilmente este obstáculo?

Lembre-se: culpar o outro é muito pouco produtivo para sua evolução espiritual e pessoal.

O correto é focar e agir. É assim que se conquista qualidades e habilidades para viver melhor.

 

 

8) Aprenda a ser coerente

 

Coerência é uma das chaves para uma vida justa e equilibrada.

Ela funciona assim: João escolheu estudar enfermagem. Todo dia vai para a faculdade e lá se distrai  de seu objetivo maior: aprender muito para ser um ótimo enfermeiro.

A prioridade do João é ser enfermeiro. Todavia, na faculdade sua prioridade é estudar o mínimo possível. Sua atenção está voltada para outros objetivos que não o aprendizado.

Observe que há uma escolha inicial: fazer faculdade de enfermagem e tornar-se enfermeiro. Após esta decisão, João continuou decidindo: não quero estudar, quero passear na hora da aula, etc.

A coerência funciona assim: uma vez tomada uma decisão a pessoa cumpre o decidido, sem se desviar ou usar alguma desculpa.

Quem gostaria de ser filho de uma mãe que decidiu ter o filho e depois escolheu outras atividades que não dar carinho, atenção e cuidados?

A falta de coerência é a origem de grandes injustiças e muitas desavenças.

João, o futuro enfermeiro, talvez vá prejudicar alguém por causa da sua falta de dedicação aos estudos.

É muito importante que as pessoas tomem poucas decisões. Uma vez tomadas, devem ser coerentes e construir um bom caminho a partir dela.

Regra importante:  Cada decisão possui o seu fator mínimo. Ou seja, aquilo que é o centro da escolha. Sem este centro tudo perde o sentido e a eficiência.

O estudo é o FATOR MÍNIMO. João escolheu fazer faculdade para aprender; estudar é o mínimo, é o básico.

Pense na frase: o professor não ensina bem porque seu salário é baixo. Esta frase é o símbolo da falta de coerência que gera sofrimento e injustiça.

O fator mínimo de ser professor é ensinar. Sem ensino não existe a função professor. Todo foco dele deve estar em realizar a função de ensinar. Isto é coerência.

Perceba quais são as escolhas positivas que você fez na vida. Se forem muitas, abandone algumas (pouquíssimas pessoas conseguem ser coerentes em muitas decisões ao mesmo tempo).

Observe qual é o fator mínimo de cada escolha. Não se distraia e nem invente desculpas, seja coerente e realize o fator mínimo.

Ser coerente é plantar uma árvore e cuidar dela. Quando chegar o momento ela lhe dará sombra, dará frutos e alegrará sua vida. Ao cuidar dela você terá sua alegria multiplicada.

Ser coerente é escolher cursar enfermagem, estudar muito e ser um ótimo profissional que fará o bem para muitos e estará apto a crescer na profissão.

Com a coerência todos ganham.

 


 

Leia também:

 

O sofrimento não é o caminho mais eficiente para a transformação humana

http://www.nascervariasvezes.com/2013/06/sofrimento.html

 

Simplicidade e humildade geram o bom senso

http://caminhonobre.com.br/2013/06/25/simplicidade-e-humildade/

 

Eles preferem sofrer com o que é conhecido por terem medo do desconhecido

http://www.psicologiaracional.com.br/2014/05/eles-preferem-sofrer-com-o-que-e.html

 

Vibrações elevadas podem mudar nosso comportamento

http://www.nascervariasvezes.com/2012/09/vibracoes-elevadas-podem-mudar-nosso.html

 

Você reencarnou para ser guerreiro. Sua vida é de luta.

http://www.nascervariasvezes.com/2014/02/reencarnar-para-ser-guerreiro.html

 

 

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/dividindoavida.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário