Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

Tudo evolui; não há realidades eternas

Tudo evolui; não há realidades eternas


"Evoluir e amadurecer é a maneira mais eficiente de conquistar a paz e o bem estar."
 Livro Nascer Várias Vezes



Blog Nascer Várias Vezes - http://www.nascervariasvezes.com/


Todos os dias o sol nasce, mas nenhum dia é igual ao outro. Todos os dias a água do rio passa, mas nunca é a mesma água. A vida é repetição e mudança. Repetição com mudança é a condição ideal para o aprendizado e a evolução acontecerem. Como dizia o filósofo Nietzsche: "tudo evolui; não há realidades eternas". Se tudo evolui, tudo muda. Para evitar o caos, a repetição garante que exista uma continuidade entre o passado, presente e o futuro.

As estrelas se movimentam, as espécies animais mudam, o meio ambiente se transforma, o tempo constrói novos caminhos. Nada permanece igual, porque o sentido da vida com consciência é a evolução.

Todos os dias você muda um pouco, mesmo que não perceba. Todos os dias sua casa envelhece um pouco. A transformação exige ação: manutenção da casa, aprendizagem e amadurecimento do ser humano. Sem o esforço correto, o tempo passa e a vida entra em decadência. É um negócio que perde a força e vai à falência. Ou pode ser um profissional desatualizado que perde o emprego. O movimento da vida obriga ao movimento do indivíduo.

Deus, sábio, planejou o Universo de acordo com o seu projeto. O aprendizado do ser humano não pode depender exclusivamente da vontade de cada um. Como a realidade muda, há a obrigação de adaptar e compreender as novas características da vida. Havia um homem que morava em uma fazenda onde parecia que "o tempo não passava". Um dia, uma cheia imensa transformou toda a região. A vida do homem ficou diferente e ele teve que enfrentar muitos desafios para reconstruir sua vida. A experiência de perder toda sua plantação foi um trauma que necessitou de grande esforço para ser superado. Sua vida mudou. Junt o mudou o homem que ele era.

Diariamente, a vida em constante mudança dificulta a acomodação dos seres humanos. Sempre há algo "cutucando-o" para ele "se mexer". Aprender e evoluir exige esforço e dedicação. Algumas vezes, os seres humanos tentam permanecer iguais, mesmo que o sofrimento e a baixa eficiência gerem muito desgaste e cansaço. Apesar do desgaste e do cansaço, a mudança acontece lentamente e com mais sofrimento. Nada paralisa o tempo, que é parte da Obra de Deus.

A vida também é uma constância. A pessoa que aprende a plantar o trigo sabe qual a melhor forma de plantá-lo. Esta constância permite colocar em prática o que aprendemos. A vida seria caótica se tudo mudasse a toda hora, sem um mínimo de constância. Portanto, a transformação normalmente é progressiva e contínua. Os momentos de ruptura são mais raros. A transformação progressiva permite que as pessoas possam ir se adaptando/evoluindo aos poucos. Todavia, esta forma de evolução mais lenta deve ser CONSTANTE.

Ao acordar, as pessoas deveriam comemorar um novo dia e decidir por prestar atenção nas oportunidades de mudanças/aprendizado que tiverem ao longo do dia. A mudança constante exige ATENÇÃO e FOCO. São pequenas mudanças que, sem atenção, podem ser esquecidas ou desprezadas ao longo do dia. Quando a vida passa por uma ruptura, a pessoa é obrigada a se adaptar. É tão forte o que acontece fora dela, que o impacto na sua vida e na sua mente a obriga a agir. É muito mais difícil adiar, desprezar ou esquecer algo tão forte. Já as mudanças cotidianas podem não ser concretizadas por muitos anos – assim são perdidas ótimas oportunidades.

O constante movimento das condições de vida e a diversidade de experiências são formas de estimular o aprendizado evolutivo. Algumas pessoas aprendem nos melhores momentos, outros aprendem somente através da dor. O ser humano pode facilitar ou dificultar seu aprendizado. Mas, jamais será capaz de paralisá-lo ao longo dos anos. Seja pelo sofrimento, seja aproveitando as boas oportunidades, estamos fadados a TER que aprender.

Quando aprendemos poupamos sofrimento para nós mesmos. Somos os maiores beneficiários de nossa evolução. O que era complicado antes da aprendizagem fica simples após aprender. Deus, portanto, faz de tudo para nos ajudar a evoluir e nos poupar de sofrimentos. As Leis de Deus, que faz tudo transformar, é uma poderosa arma que incentiva e obriga cada ser humano a se adaptar, aprender e evoluir.



--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Dividindo a Vida" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para dividindoavida@googlegroups.com.
Para cancelar a inscrição nesse grupo, envie um e-mail para dividindoavida+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em http://groups.google.com/group/dividindoavida?hl=pt-BR.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário