Seguidores

Tecnologia do Blogger.
RSS

@ " CIVILIZAÇÕES ANTIGAS ..." BRETANHA .... ( LIVRO JOANNA D'ARC DE LEON DENIS ) !!!

BEGIN:VCARD
VERSION:2.1
N:;CIDA ST
FN:CIDA ST
EMAIL;PREF;INTERNET:mgab_sp@uol.com.br
REV:20110320T192939Z
END:VCARD

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

BRETANHA

      Lá nos confins do continente, como imensa cidadela contra qual o mar e a tempestade se empenham num interminável, assalto, estende-se uma terra singular, austera, recolhida, propícia ao estudo, às graves meditações.
      Ao centro, em vasto planalto, se alongam a perder de vista, charnecas tapizadas de róseos tojos, de douradas giestas, de juncos espinhosos. Além, os campos de trigos alternam com as macieiras acaçapadas; bordam o horizonte bosques de carvalho, tão espessos que nenhum raio de sol lhes atravessa as frondes.
      É a Bretanha, o santuário da Gália, o lugar sagrado, onde alma céltica dorme um pesado sono de vinte séculos.
      É a terra do Amor! Ar-mor-ic, país do mar, onde se escondeu por detrás da tríplice muralha das florestas, das montanhas e dos arrecifes, a alma insondável, a índole melancólica e sonhadora da Gália.
 Somente lá encontra-se, em toda a sua pureza, a raça valorosa, tenaz e forte, cujos feitos estrondearam pelo mundo inteiro. Encontra-se sob seu duplo aspecto: o que César descreveu nos "Comentários" o aspecto gaélico, caracterizado pelo espírito vivaz, lesto e versátil, e o aspecto kímrico, o mais moderno ramo da gente céltico, grave por vezes triste, fiel as suas afeições, apaixonado pelo que é grande, guardando ciosamente, nos recônditos escaninhos da alma, a arca santa das lembranças.
      Essa raça nada pôde fatigá-la; resistiu 200 anos pelas armas, como disse Michelet, e mil anos pela esperança. Vencida, ainda assombra os vencedores. Entretanto, sob dar-se. Mediante um casamento, a França assimilou-a.
      A alma céltica tem por santuário a Bretanha; porém, as vibrações do seu pensamento e da sua vida se propagam até muito longe, por sobre toda a região que foi a Gália, do Escalda aos Pirineus, do oceano ao país dos Helvécios.
Criou para si, em todos os pontos do território nacional, retiros ocultos, onde, latente, vive o pensar das idades; o planalto central, a Ar-vernie, a "alta morada"; o Morvan, as escabrosas Cevenas, as florestas da Lorena.
      Que é então a alma céltica? É a consciência profunda da Gália. Recalcada pelo gênio latino, oprimida pela brutalidade dos francos, desconhecida, olvidada por seus próprios filhos, a alma céltica sobrevive através dos séculos.

      **Extraído do livro "Joana D'Arc"
      de Léon Denis
      Editora: FEB 
   
      Yuzo Nakamura**
 
 
 
 
Beijos,
Cida St!!!

 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário